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Qual o impacto que o fim dos likes pode provocar no marketing de influência?

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Com o fim dos likes na plataforma IG, as agências de publicidade e marketing digital terão que adaptar as métricas para seus clientes

Hoje em dia, sabemos que o marketing de influência é parte essencial na maioria das estratégias de publicidade, mesmo que milhares de dólares sejam movimentados no Instagram diariamente e pouca ou quase nenhuma parte disso vá para a rede social. Com o fim dos likes, toda a dinâmica de como traçar estratégias e mensurar a eficácia dessas ações de marketing deve mudar.

Os produtores de conteúdo, assim como as marcas e as agências que usam o número de likes como uma das métricas para escolha do influenciador veem a mudança com certa preocupação. Apesar de ser uma métrica considerada superficial, ela ainda é o ponto de partida para muitas empresas. “Entendemos que isso é importante para muitos criadores de conteúdo e, embora esse teste esteja em fase exploratória, estamos pensando em maneiras de comunicar valor a seus parceiros de marca”, disse um porta-voz do Instagram ao site TechCrunch.

Com as últimas mudanças no algoritmo do Instagram, quanto mais likes e comentários tem uma postagem, mais pessoas veem essa publicação no seu feed. O engajamento havia se tornado a métrica mais importante para determinar a popularidade de uma postagem.

Acontece que isso trouxe também a compra de seguidores e curtidas para aqueles que não os conseguiam de forma orgânica. A compra de likes e de seguidores ainda é uma prática usual, mas que não traduz nenhuma interação verdadeira de seu público, frustrando as estratégias de marketing adotadas.

Daqui pra frente será necessário mais pesquisa qualitativa e menos pesquisa quantitativa por parte das agências no momento de traçar estratégias e contratar influencers, e dedicar mais tempo e análise de engajamento em relação ao número de seguidores será cada vez mais fundamental. O trabalho vai se tornar mais analítico, mas qualitativo e menos quantitativo. Uma forma que poderá ser bastante eficiente no momento da análise seria através dos comentários. Muitas vezes, curtimos uma postagem sem prestar muita atenção nela, mas se comentamos algo, isso é um forte indício que a postagem nos impactou e que estamos interagindo com ela.

A importância dada ao ROI (retorno sobre o investimento) será cada vez maior e trará mais cobrança aos influenciadores, que precisarão ser mais transparentes e focados em conteúdo de qualidade, que precisa ser interessante e envolvente.